sábado, 19 de fevereiro de 2011

A arte de saber ouvir


De todos os defeitos do ser humano, tem um que me irrita e me incomoda profundamente: o defeito de não saber ouvir.
É uma coisa tão simples e mesmo assim, muitas pessoas parecem não ter a capacidade de parar de pensar em suas próprias vidas alguns minutos para ouvir alguém.
Alguns apenas fingem que ouvem, mas na primeira oportunidade, interrompem a conversa para falar de sim mesmos. E tem aquele tipo que me irrita mais ainda: os que precisam ouvir, sabem que precisam, mas mesmo assim fecham os ouvidos. Todo mundo conhece alguém assim, que necessita de algumas palavras para ser uma pessoa melhor. Mas a grande maioria se recusa a ouvir e se limitam apenas em escutar, o que não adianta nada.
É claro que não é fácil ter os defeitos "jogados" na cara, mas uma coisa eu aprendi na vida: sempre que um amigo ou alguém muito próximo apontar um comportamento seu e dizer que seria bom mudar, é importante refletir sobre isso.
Afinal, só quem gosta muito da gente tem a coragem e disposição de fazer algo para que possamos melhorar. Saber ouvir além de ser um agradecimento, é um favor que fazemos a nós mesmos.


* Talita Cruz

5 comentários:

André San disse...

O título do texto diz tudo: saber ouvir é uma arte! É tão difícil... requer treino e habilidade. Particularmente, sempre fui um bom ouvinte. Minha vida toda eu ouvi mais do que falei. Quando optei pelo jornalismo, muitos me diziam "mas vc não conversa!". Huahauhau! Realmente, eu não sou de falar muito, mas, no jornalismo, tão importante quanto saber se expressar é saber ouvir. E isso, modéstia à parte, eu faço muito bem. Na vida pessoal, ouço também. Sou muito sincero com as pessoas que convivem comigo e cobro isso delas com relação a mim. Assim, acabo recebendo muitos conselhos e toques, e dou maior atenção a eles. Um toque não é necessariamente uma crítica, e pode ser o primeiro passo para uma mudança para melhor em nossas vidas. Muitas vezes quem está de fora enxerga melhor. Beijos!
André San - www.tele-visao.zip.net

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Tenho que confessar que não recebo muito bem críticas kkkk.. Isso é pura verdade.. Algumas pessoas não ouvem.. Só falam, falam, falam.. Eu gosto de ouvir, ver e analisar... Coisa de jornalista kk Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Talita Cruz disse...

André,
é bom saber que te falavam isso, pq me falam a mesma coisa..rsrs. Mas eu tb acho que saber ouvir é essencial para quem está no jornalismo. Adorei seu comentário!
Fábio, eu tb não recebia muito bem as críticas não..rsrs. Mas depois que eu percebi que estava me tornando uma pessoa melhor ao ouvi-las, acho que hoje sou um pouco mais aberta a isso. Obrigada pelo comentário! Bjuus

ana disse...

Eu fiz um texto parecido no meu turmbl, um tipo de blog, até dei um sorriso a ver o seu, pensamos parecido!E sim ouvir faz um bem danado, a gente sabe de tudo, sabe pq?Pq ouvimos, que só escuta nunca sabe nada e ainda é capaz de te chamar de fofoqueira!
beijos

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.

Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.


www.radioculturasd.com.br

twitter.com/radioculturasd

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.

Campeonato mineiro, domingo, 20/03, às 16 horas, direto de Divinópolis, Tupi (Juiz de Fora) e Guarani (Divinópolis).

Leia mais aqui no BLOG:
www.carlosferreirajf.blogspot.com

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes