segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Olhar para fora


É muito importante que na vida seja possível parar por alguns minutos e olhar para dentro de si mesmo. Tentar se conhecer e entender o que se passa em nossos pensamentos é uma forma de tornar nossa vida (e a do próximo) mais fácil. Mas existe um exercício que também é muito importante, apesar de ser o contrário: precisamos aprender a olhar para fora.

É triste observar algumas pessoas que não tem a capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso demonstra falta de generosidade com nós mesmos (na frente direi o porque). É verdade que algumas pessoas tomam atitudes que não tem explicação e essas não merecem um olhar de compreensão. Mas ás vezes fazemos julgamentos rídiculos. Por exemplo: "Como fulana pode namorar um cara tão feio como siclano? Ou "como fulano curte uma banda tão ruim como a banda X? Digo "fazemos" porque eu também não estou livre disso. Inclusive, a grande maioria das pessoas age dessa forma, em maior ou menor grau.

Essa é apenas uma das grandes contradições da nossa misteriosa raça humana: Julgar e não querer ser julgado (a). Penso que olhar para fora é um exercício de generosidade com nós mesmos, porque podemos aprender muitas coisas, talvez coisas que nem sabemos que precisamos aprender. Alguém precisa nos ensinar. Tudo isso apenas com o exercício de olhar para fora. Que tal tentar nesse novo ano que se inicia?


*Talita Cruz


Um feliz 2011 para vocês!

2 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sempre eu olho o outro... Coisa de jornalista hehe.. Vejo o comportamento das pessoas na rua, metrô, ônibus, banco ....Bjs e Feliz 2011! Fabio www.fabiotv.zip.net

ana disse...

Oie ótimo ano para vcs, beijos

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes