sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Preço das Escolhas


O fato de não termos nascido sabendo de tudo torna a fase de crescimento mais prazerosa. Cada novo ensinamento é uma janela aberta para um mundo com mais possibilidades. Com elas, podemos traçar um futuro próspero cheio de conquistas. Essa jornada será, com certeza, longa e repleta de obstáculos. Para conseguir ultrapassar a linha de chegada muitas serão as escolhas para fazer que podem incluir ou tirar algum benefício. Algumas pessoas querem vencer sem fazer o menor esforço. Elas não entendem que tudo na vida tem um preço.

É complicado para qualquer um abrir mão de uma vida confortável: festas, dormir e acordar na hora que bem entender, ver o dinheiro sobrar no fim do mês entre outras coisas. Uma pessoa determinada sabe que é preciso optar por uma vida tranqüila ou pela realização dos seus sonhos. Não há a possibilidade de manter os dois ao mesmo tempo. Se você quer fazer uma faculdade terá de estudar muito e dormir pouco, isso sem contar os finais de semana que você passará em casa também estudando. Se você quer trabalhar terá que acordar cedo, às vezes antes do sol nascer, e dormir tarde, caso queira conciliar trabalho e faculdade. Como disse Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão, em uma de suas músicas “cada escolha uma renúncia, isso é a vida”. De fato, ninguém consegue ser um vencedor na vida sem esforço.

Se formos analisar isso mais a “grosso modo” perceberemos que a vida é um grande mercado. Onde há diversos “produtos” à venda que, obviamente, tem o seu preço. Alguns são baratos, outros são mais caros. Mas a nossa escolha não dependerá do “valor” e sim do “produto” desejado. Ao fazê-la, devemos estar conscientes de que terá um custo equivalente ao “tamanho” do produto.

Somente quando finalmente conseguimos realizar nossos sonhos percebemos o quanto valeu a pena tudo o que fizemos. Todas as decisões tomadas, todas as horas de sono que diminuímos, todas as diversões que outrora nos privamos. Enfim, tudo se torna pequeno e compensador diante da sensação inigualável da vitória. Enquanto isso, aqueles que preferiram esperar sentados no sofá infelizmente terão de admitir que sua trilha sonora é ficar “esperando a morte chegar” como diz a canção do Raul Seixas, e não a música do Chorão.



*Juliana Tavares

3 comentários:

FABIOTV disse...

OLá, tudo bem? Mas a Faculdade de Jornalismo não é tão puxada quanto a de Medicina, Engenharia, por exemplo.. Agora, tenho saudade desse tempo de "dormir e acordar na hora que bem entender"... kkk.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

André San disse...

Gostei! Concordo em tudo! Estou nessa fase de abrir mão de certas coisas para conquistar outras. E é tão difícil... Huhauahuaha! Era mais fácil quando os pais decidiam pela gente... Agora, cada decisão é responsabilidade nossa mesmo, e não tem jeito. Como diz um amigo meu, cada escolha nossa tem 50% de chance de não dar certo. Mas a vida é boa mesmo assim! Bjs!
André San - www.tele-visao.zip.net

Marcos Vinicius Gomes disse...

É tudo um ciclo...dedicação, espera, colheita, descanso...depois reflexão do que deu certo, o que dá para mudar...depois dedicação, espera, colheita...

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes