terça-feira, 22 de junho de 2010

Saudade


A saudade é um sentimento muito complexo, que talvez só perca para o amor, que é o rei das complexidades. Isso porque é uma sensação que a maioria das pessoas não gosta de sentir, mas só sente quem já viveu algo muito bom.
Um momento inesquecível ou uma pessoa especial podem estar longe de nossas vidas a uma semana, um mês, um ano, não importa, o sentimento da falta é o mesmo. As lembranças, que tem a função de aliviar um pouco a saudade, ás vezes agem de forma contrária: só servem para aumentar ainda mais o sentimento de ausência.
Grandes escritores tentaram descrever em palavras o que nos faz sentir a saudade. Segundo Pablo Neruda, grande escritor chileno “Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já...” Já para Machado de Assis, a saudade só aumenta o sentimento, pois “a distância é como os ventos: apaga as velas e acende as grandes fogueiras...” Clarice Lispector faz uma comparação certeira, quando diz que “Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença”.
De qualquer forma, o grande sentido da vida é viver intensamente e conhecer pessoas inesquecíveis, mesmo que em algum momento isso se acabe e se conheça a saudade. É um preço justo, vale a pena pagar.


*Talita Cruz

6 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Gostei do trecho da Clarice Lispector... Saudade todo mundo tem, mas não podemos nos tornar saudosistas.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

André San disse...

Sou um eterno saudosista! Sinto falta das pessoas que passaram pela minha vida, de momentos especiais... Até tomo cuidado pra não ficar saudosista além da conta, pois eu já tenho uma natureza melancólica, hauhauhau! Felizmente, tenho meus momentos saudosos e meus momentos em busca de novas aventuras das quais possa sentir saudades depois de um tempo, hehe! Entre as definições de saudade, fico com a de (se não me engano) Olavo Bilac: presença dos ausentes! Bjos! André San, www.tele-visao.zip.net

Anônimo disse...

Oh saudade que tenho dos momentos que já vivi. A saudade que nos toca e nos toma quando a gente menos espera. Muito bem escrito. Parabéns. Conseguiu transmitir em palavras o que muita gente sente e não consegue descrever.

É e sempre será minha repórter favorita.

Dr. Bueno Almeida disse...

Adorei o artigo... existem saudades boas, saudades ruins, aprendemos com todas.

Cris disse...

Adorei o texto... tenho saudades de varias coisas e de pessoas. Mais nda pode subsitir esses momentos e mehlor assim aprendemos com a faltas q as pessoas nos fazem aprendemos a ama-la mais e ter mais carinho.

! Marcelo Cândido ! disse...

Ah
Vale a pena viver pq cada dia pode ser especial, é só a gente querer isso

Parabéns pelo blog meninas
Uhu
...

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes