sábado, 8 de maio de 2010

Você é livre?


O conceito mais simples que temos de liberdade é o ato de poder ir e vir. Indo um pouco mais além, na nossa cultura uma pessoa que tem liberdade não tem um relacionamento com ninguém, na linguagem popular está “na pista pra negócio”. Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que alguém que reúne essas características é livre? Não necessariamente..
Na sociedade, existem certos paradigmas. Só para citar um exemplo: uma mulher nasce para, em um primeiro momento estudar, depois arrumar um bom emprego, conhecer um homem, casar e ter filhos. O homem também nasce para estudar, arrumar um bom emprego, constituir uma família e viver com sua esposa muitos anos, até a sua morte. Esse é o destino de todos nós. Mas, e se um homem nasce, estuda e prefere viajar pelo mundo conhecendo lugares e vivendo de aventuras, até o dia da sua morte? O que a grande maioria diria é “ele é louco”, ou “ele é estranho”, e as mentes mais precárias chegariam a dizer “ele é gay”. Não, definitivamente ele não seria incluso no que é considerado “normal”. Esse homem é livre? Perante a lei sim, mas ele nunca terá a liberdade de acreditar que é comum, porque a grande maioria dirá que não.
Uma mulher que não deseja ser mãe? Não é normal. Um universitário que gasta dinheiro com um curso em que o diploma não vale nada? Não é normal. Alguém que abandona um emprego estável e decidi se mudar para uma praia e vender água de coco? Nossa, o que é isso, um ET?
Todos teoricamente livres, todos presos pelo julgamento da sociedade. E você, se considera totalmente livre?


*Talita Cruz

2 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Nesse ponto entra as teorias de Durkheim.. Aquele da Sociologia.. A sociedade até explusa as pessoas que não seguem "as regras".. Por isso, muitos cometem suicídio e tal... Não vou dar aula sobre isso kkkk.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

André San disse...

Eu me considero "parcialmente" livre, se é que isso existe. Posso dizer que nunca fiz o que esperavam que eu fizesse, e sim o que eu quis fazer. Claro que paguei um alto preço por ser "diferente", mas foi a vida que escolhi e não me arrependo. Gostaria de um dia ser totalmente livre, se isso for possível... Bjos!
André San, www.tele-visao.zip.net

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes