quarta-feira, 7 de abril de 2010

A voz da razão


A rotina nos dá uma sensação de controle dos nossos sentimentos. Não só ela, mas as experiências adquiridas na vida nos fazem ter a ilusão de que dificilmente se ficará perdido, sem saber o que fazer ou o que pensar em determinada situação. Mas eis que do nada, surge algo ou alguém que não faz parte daquela “redoma de segurança”, desvia todo o seu pensamento e faz parecer tudo aquilo que você sabia até hoje simplesmente nada. Onde estará a razão? Sumiu.
Isso acontece com todo mundo, mas com algumas pessoas parece ser mais intenso. É engraçado observar como ás vezes o descontrole é tão grande, que a própria pessoa não se reconhece. Talvez ela esteja tão preocupada em seguir aquele caminho, sem olhar para os lados, que quando alguém ou algo externo aparece, ela não tem estrutura emocional, simplesmente “solta às rédeas” e depois se sente confuso (a) ou arrependido (a). Nesse momento, a razão some e só existe o sentimento. E afinal de contas, existe algum sentimento fácil de controlar? Quando ele surge inesperadamente, é praticamente impossível.
Muitas vezes até pensamos antes de tomar alguma atitude, mas quanto mais pensamos “não vou fazer isso”, essa negação vai tão contra o que realmente queremos fazer que o ato de descontrole dá um sentimento de culpa pior , pois é um “descontrole consciente”. Geralmente quando isso ocorre, a primeira coisa que fazemos é afirmar “nunca mais vou deixar isso acontecer”. Ledo engano, pois a probabilidade de algo ou alguém aparecer, nos fazer esquecer tudo e depois perguntar “onde eu estava com a cabeça?”, é grande. É aí que surge aquela clássica frase “Errando é que se aprende”. Isso é verdade sim, mas aprender não quer dizer que não iremos errar de novo, afinal, quando o sentimento explode, não se ouve mais a voz da razão.

* Talita Cruz

4 comentários:

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Talita, conheço pessoas que não se permite amar alguém,justamente com medo de perder a razão. Para muitos amar é uma fraqueza, pois nos tira do eixo, nos faz perder as redéas como vc mesmo escreveu.

Muitos deixam de viver certas coisas na vida, devido ao medo de errar, de sair da razão.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na vida, erramos, acertamos.. O importante é acertar mais do que errar.. Conheço pessoas que só erram.. É inacreditável hehe.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Cris disse...

Olá Talita.
Achei seu blog em um comentário (muito pertinente, por sinal) no blog do Maurício Stycer, referente às farpas entre CQC/Pânico/Legendários.
Então cai aqui e estou gostando muito do que li até agora. Você escreve muito bem, vou ler os posts mais antigos, abçs.

ana disse...

Ola adorei o texto, e não se conseguimos controlar nossos sentimentos, mas que razão e sentimento andam juntas andam, geralmente cada um te manda para um lado!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes