terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Defeito de Cada Um

Não existe nenhum ser humano perfeito, isso é fato. E existem uma infinidade de defeitos que uma pessoa pode ter. Mas antes de apontar o dedo para alguém diante de sua palavra mal dita ou sua atitude errada, seria perfeito que cada um pudesse saber a origem daquele defeito. A perfeição, ou podemos dizer a “quase perfeição” é procurada intensamente por muitas pessoas, baseando-se muitas vezes em situações irreais, como as novelas, filmes, propagandas etc. Ainda hoje, no século XXI, é difícil para algumas pessoas entenderem, por exemplo, que uma pessoa prefere a companhia de um livro do que sair para uma balada com os amigos. Essa pessoa pode ser considerada “anti-social”, “estranha”, “nerd”, ou seja, isso se torna um defeito. E o pior, a pessoa com essa característica também acaba achando que tem um defeito. Quantos defeitos hoje foram criados pela sociedade?? O defeito de ser alto demais, baixinho demais, gordo demais, tímido demais, falante demais, muito ríspido, muito bobo...enfim, quantos desses são realmente defeitos e quantos desses são características imutáveis de um indivíduo?
Na sociedade, as pessoas que vencem seus “defeitos” e conseguem se tornar pessoas melhores viram exemplos, o que conseqüentemente sempre gera frustração, afinal, a grande maioria fica a margem, com as suas terríveis falhas.
Cada um sabe as razões que o levam a ser e viver de determinada forma, e se muitos não respeitam, também se deve entender os motivos. Afinal, como foi dito por Clarice Lispector “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.” Vamos aceitar de vez nossos defeitos.

* Talita Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes